Sem raias Rotating Header Image


Ana Marcela é bicampeã do mundo nos 10K

Hoje foi a penultima prova do Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas em Hong Kong e Ana Marcela Cunha terminou em primeiro lugar, dois segundos a frente da alemã Angela Maurer que empatou com a neo-zelandesa Cara Baker na segunda posição. Com a vitória Ana Marcela fica 120 pontos e não pode mais ser alcançada.

Ana Marcela logo após o término da prova

Ana Marcela logo após o término da prova

Para garantir o título de bicampeã e ganhar o prêmio de 20 mil dólares, Ana Marcela vai precisar apenas largar na prova que encerra a temporada no próximo final de semana em Shantou na China. No regulamento anterior, o atleta precisava completar a última prova, coisa que foi alterada após a polêmica morte do nadador americano Francis Crippen há dois anos nos Emirados Árabes.

Parabéns Ana Marcela! Orgulho do Brasil!

E parabéns tb ao Allan do Carmo, que chegou em quarto lugar apenas 12 segundos atrás de Rhys Mainstone, austrialiano primeiro colocado e, com isso, voltou para a briga do ranking final da temporada. Allan que havia sido terceiro na última prova disputada no Canadá passou o alemão Andreas Waschburger por um ponto e vai com tudo para a prova final em Shantou na China pois está em quarto lugar no total de pontos do Circuito da Copa do Mundo de Águas Abertas.

A prova final será dia dia 13/10, próximo sábado, em Shantou na China.

Fontes: Blog do Coach e FINA.

4 Comments

  1. Bruno Modigliani says:

    Muito bom ver novos posts no “sem Raias”! Parabéns Joca!

    Agradeço a resposta há alguns meses. E venho aumentando meu tempo de piscina… Além de alguns treinos open water (água doce e mar, quando visito meus pais, no litoral de São Paulo). Tentando diminuir arrasto (interessante o método Total Immersion, cujo livro e DVD acabei adquirindo através de dica do blog, mas acabei mesclando com ideias do sistema SwimSmooth, da Australia, principalmente no que tange à frequência de braçadas).

    Continue com a qualidade das matérias, sempre que possível.

    E parabéns também à Ana Marcela!

  2. Bruno Modigliani says:

    Joca, desculpe-me dividir a mensagem. Acabei me esquecendo de perguntar se você saberia da existência de algum curso/clínica de natação open water (ou de fundo em geral), principalmente para análise de estilo. Como disse, venho tentando depurar minha técnica através de DVDs e livros (por ora principalmente através dos citados métodos Total Immersion e SwimSmooth). Em princípio, sinto que estou gastando menos energia, apesar de melhorar em muito pouco meu passo de 100m (ainda não sincronizei o estilo com ritmo maior, pra ver se consegui uma melhora mais expressiva). Seria legal uma análise externa.

    Como não vivo nos grandes centros, como São Paulo (mas poderia facilmente passar alguns dias na cidade), saberia de algum profissional que tivesse esse tipo de serviço de nálise e depuração de estilo? Coisa de um ou dois dias, apenas pra não alterar demais meu estilo e depois ver que poderia ter empregado meu tempo e energia de forma mais eficiente. Apenas friso que meu interesse nem tanto é velocidade em travessias, mas economia de energia mesmo.

    Já agradeço se puder ajudar!

  3. Joca says:

    Oi Bruno,

    Que legal que vc gosta dos posts por aqui! 🙂

    Não conheço nenhuma clínica específica de águas abertas com filmagem, mas existem algumas de nado crawl. Fiquei sabendo de uma pelo Blog do Coach:

    http://sportv.globo.com/platb/blogdocoach/2012/10/04/dica-de-clinica-para-os-masters/

    Tem também o Somewhere Swim, que é grupo de pessoas que vão nadar em algum lugar, sem a pressão das provas:

    http://www.facebook.com/pages/Somewhere-Swim/197352160292884

    O contato é o Cleyton.

    Outra pessoa que poderia te ajudar é o Edu Modenez, meu treinador, mas o foco dele é mais treinamento do que polimento de estilo:

    http://edumodenez.wordpress.com

    Abs,
    Joca.

  4. Bruno Modigliani says:

    Muito obrigado pelas dicas, Joca! Estou tentando ao máximo poder estar presente no dia 27/10 para a clínica de crawl para masters. Valeu mesmo!

Leave a Reply