Sem raias Rotating Header Image

Sobre

Sou um aficcionado por natação em águas abertas, maratonas aquáticas e natação em geral, então resolvi fazer esse blog.

Meu nome é Joaquim Torres, mas sou mais conhecido como Joca. Sou engenheiro de computação formado no ITA e diretor de desenvolvimento de produtos na Locaweb.

Aprendi a nadar quando criança. Cheguei a competir nas olimpíadas municipais entre colégios quando tinha uns 9 anos, mas nunca treinei sério. O treino era só 3 meses por ano na aula de educação física, 4 vezes por semana, 45 minutos. Isso foi em 1978. Depois não nadei mais. Aliás nem esporte eu fiz… Em 2004, 25 anos depois, eu voltei a nadar. 3 vezes por semana, 45 minutos. Fui pegando gosto pela coisa até que, em 2007, fiz minha primeira travessia que foi de 1000m em Bragança Paulista, SP e, pouco tempo depois na Represa do Broa em Itirapina, SP. Vi que não dava conta da travessia inteira, pois tive que nadar peito e costas boa parte da prova… :-/

Me toquei que nadar em águas abertas é bem diferente de nadar em piscinas e resolvi estudar mais o tema. Fui na Amazon e encontrei alguns livros, dentre eles o “Triathlon Swimming Made Easy: The Total Immersion Way for Anyone to Master Open-Water Swimming“, livro de Terry Laughlin, que ensina como nadar com o menor esforço possível. O livro tem dicas muito úteis sobre técnica de natação. Para quem quiser conhecer um pouco mais, recomendo o site Total Immersion e o texto Easy Freestyle.

Nessa época, segundo semestre de 2007, troquei de academia e fui para a academia 4fit que tem foco em natação, onde tive a felicidade de cair nas mãos do Prof. Edurdo Modenez, com quem passei a treinar e que me ajudou a melhorar bastante. Hoje consigo nadar provas longas (6km, 8,5km) bem e com tranqüilidade, basta ver meu desempenho na temporada de 2010.

Além de natação, costumo postar com regularidade sobre outros temas (internet, gestão de produtos, desenvolvimento de software, etc.) nos blogs abaixo:

Joca on stuff
Guia da Startup
Blog da Locaweb

Mais sobre mim no Linkedin.

Você pode me seguir no Twitter.

magbo system