Sem raias Rotating Header Image


Aponte o polegar

O ano começou e começaram também as provas de águas abertas. Esse ano farei novamente o Circuito de Maratonas Aquáticas e o Circuito Aqua. Vou também experimentar o Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro. Estou ainda avaliando se vou fazer alguma prova internacional esse ano. Estou em nova categoria, Master E (45+). Postarei resultados de vez em quando por aqui, mas as provas estarão sempre disponíveis na minha conta do Garmin Connect.

Vou usar o site mais para passar algumas dicas que tenho aprendido durante os treinos e as provas.

Recentemente comprei alguns livros da treinadora americana Blythe Lucero. O de educativos tem vários educativos para todos os estilos, vários deles com certeza conhecidos de quem treina, mas um deles me chamou a atenção.

Um dos principais problemas de quem nada crawl é cruzar o braço na frente da braçada. Além de diminuir a eficiência, pode causar lesões no ombro.

crawl-cruzando-o-braco

Para corrigir isso experimente, ao invés de apontar os dedos para frente, apontar o polegar para frente como no desenho abaixo:

crawl-apontando-o-polegar

Parece até mágica! Veja algumas imagens de nadadores profissionais fazendo o mesmo:

Missy Franklin of the U.S. is seen underwater as she swims in the women's 100m freestyle heats during the World Swimming Championships at the Sant Jordi arena in Barcelona August 1, 2013. REUTERS/Michael Dalder

crawl-polegar-2

crawl-polegar-1

2 Comments

  1. Bruno Modigliani says:

    Prezado Joca,

    Em relação à argumentação que eu trouxe no link http://www.semraias.com.br/2009/03/28/capitao-matthew-webb-primeira-pessoa-a-cruzar-o-canal-da-mancha-a-nado/comment-page-1/#comment-7221, de fato, há uma diferença entre o seu exercício e o erro mencionado pelo Paul Newsome da SwimSmooth. Aqui a mão continuaria paralela à superfície da água, sem rotação expressiva dos ombros. Interessante também a discussão que você teve com o pessoal da SwimSmooth e a questão do risco de se abaixar os cotovelos. Grande abraço e bons treinos!

  2. Joca says:

    Oi Bruno,

    Pra vc tb!

    Abs,
    Joca.

Leave a Reply